20/08/2019

Trem dos Vales dá a largada para primeiros passeios

No total, serão oito viagens, entre o final de agosto e início de setembro
Um projeto, idealizado há mais de duas décadas, sai do papel e ganha os trilhos. Começam, no próximo dia 31, os passeios do Trem dos Vales, com roteiro pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum, passando por Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. Os ingressos para os oito passeios estão esgotados.
No dia 31 de agosto serão realizadas duas viagens. O trajeto tem 46 quilômetros e a duração do percurso é de 2 horas e 30 minutos. As saídas de Guaporé estão previstas para às 9h. Já de Muçum, o trem partirá às 14h. Em cada viagem há capacidade para 457 passageiros.
Para o coordenador do projeto, Rafael Fontana, o trem vai incrementar o fluxo de turistas na região. “O Vale do Taquari tem estruturado diversos roteiros e atrativos turísticos que já recebem visitantes de diversas partes do sul do país.”
Já para a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), idealizadora do projeto, os primeiros passeios são um passo importante para a região, que avança para implementar um passeio definitivo, no trajeto entre Estrela e Guaporé, passando pelas cidades de Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. A ideia é que os moradores locais e os turistas possam conhecer e contemplar as belezas naturais da região, bem como a arquitetura e cultura da colonização alemã e italiana.
O Trem dos Vales abre espaço, ainda, para novas atividades comerciais, como artesanato, produtos hortifrutigranjeiros, de agroindústrias e de prestação de serviços, além de oportunizar a divulgação da cultura das comunidades envolvidas e a preservação da história.
Para o futuro, a intenção também é captar investidores externos, fortalecendo a economia regional e estimulando os empreendedores locais a novos investimentos. O projeto Trem dos Vales é uma realização da Amturvales, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Rumo Logística. Também tem a parceria das prefeituras de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
Datas dos passeios
31 de agosto (sábado) – 2 passeios
1° de setembro (domingo) – 2 passeios
7 de setembro (sábado) – 2 passeios
8 de setembro (domingo) – 2 passeios