02/09/2019

Primeiros passeios do Trem dos Vales são sucesso

Quatro viagens foram feitas no último fim de semana e outras quatro ocorrem nos dias 7 e 8 de setembro
Os vales, as montanhas, os viadutos e túneis que compõem o trajeto de 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo, entre Guaporé, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Muçum, nunca foram tão fotografados e filmados quanto no último fim de semana. Isso porque foram realizados os quatro primeiros passeios do Trem dos Vales. A avaliação dessa primeira experiência encantou os passageiros.
Bem antes do horário marcado para a partida, o casal Igor Cavagnoli, agricultor, e Daiane Lagunaz, estudante, já estavam na Estação de Guaporé. Eles vieram do município de São Valentim do Sul para participar da primeira viagem. “Eu conheço boa parte da ferrovia. Quando soube que teriam passeio, fui compram ingresso no primeiro dia de vendas”, afirma. Para Daiane, que já havia andando de trem com a Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, a expectativa também era grande. “Tem muitos viadutos e túneis, acho que vou gostar. E para a região vai ser muito bom, porque uma atração como essa chama gente”, analisa.
Além das centenas de turistas, o primeiro passeio do Trem dos Vales também foi acompanhado por autoridades. Uma placa fazendo menção à viagem turística inicial foi descerrada na Estação de Guaporé antes de o trem partir. Para o coordenador do projeto, Rafael Fontana, a avaliação foi positiva. “É uma experiência para nós, ficamos impressionados com o número de pessoas, se tivéssemos mais passagens, teríamos vendido também”. Fontana também observa que este é um início: “Tínhamos de começar assim, neste formato, com alguns passeios para ir testando e deu muito certo. Temos um dado que 60% das pessoas que compraram passagens são de fora da região, e esses turistas vão visitar outros pontos turísticos, de outros municípios. E esse era um dos nossos objetivos: fazer essa integração do turismo por meio do trem”, destaca.
Já para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, o último fim de semana foi um divisor de águas. “Isso que se vê aqui hoje era um anseio de 20 anos de toda a região, todos os municípios podem se beneficiar”.
Para os quatro passeios programados para o próximo fim de semana, as passagens estão esgotadas. O projeto Trem dos Vales é uma realização da Amturvales, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Rumo Logística. Também tem a parceria das prefeituras de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
Com a palavra, os turistas
O primeiro passeio do trem, no sábado pela manhã, foi de tempo chuvoso e neblina. Mas quem disse que isso tirou o entusiasmo dos turistas?
No último dos 13 vagões reservados a passageiros, Veridiana Maria Tonini, que é professora de História e secretária de Educação de Guaporé, definiu como encantadora a experiência. “É um marco histórico, um resgate. Lembro dos antepassados, das dificuldades que tiveram ao chegar aqui e tudo o que construíram”, diz Veridiana, que já fez outros passeios de trem em cidades turísticas do Brasil, mas elegeu o Trem dos Vales o seu favorito. “É o mais bonito que já fiz. Tem toda essa parte emocional que nos envolve”, afirma.
O casal Gilson Stacke, que é motorista, e Fernanda Guimarães, que é auditora, veio de Porto Alegre participar do primeiro passeio. “Gostei de poder ver as cascatas, a biodiversidade, os viadutos e túneis”, opina ele. Já Fernanda conta que relembrou a infância, quando saia de trem de Porto Alegre e ia até Santa Maria vsitar os parentes que moravam lá.
Também de Porto Alegre vieram as amigas Eliane Mello, que é dentista, a fisioterapeuta Thaís Pessato e o filho Matheus, e a aposentada Darina Silveira. Elas chegaram na sexta-feira a Guaporé, dormiram num hotel da cidade e fizeram o primeiro passeio de trem. “Amamos a viagem. É bem melhor do que outras que já fizemos juntas. A paisagem, os viadutos são grandes diferenciais”, assegura Eliane, que cogita voltar caso outros passeios, que reúnam mais municípios da região, sejam oferecidos.
Dentro dos vagões foram vendidos produtos e bebidas da região como forma de favorecer os empreendimentos locais.
Fotos/Legendas:
Autoridades: Autoridades acompanharam a saída do primeiro passeio do Trem dos Vales/Divulgação
Darina, Thaís e Matheus e Eliane: Amigas vieram de Porto Alegre para acompanhar o passeio no sábado/Divulgação
Fernanda e Gilson: Casal se encantou com viadutos, túneis e natureza da região/ Divulgação
Igor e Daiane: Muita expectativa para o casal de São Valentim do Sul que acompanhou o passeio/Divulgação
Leandro Arenhart: Para presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o último fim de semana foi um divisor de águas para o turismo/Divulgação
Placa: Placa comemorativa ao primeiro passeio foi descerrada na Estação de Guaporé/Divulgação
Rafael Fontana: Coordenador do projeto, Rafael Fontana, salienta a integração do turismo por meio do trem/Divulgação
Veridiana: Professora Veridiana Maria Tonini considerou o passeio um resgate histórico/Divulgação
Trem1: Passagem por viadutos encantou turistas/Divulgação
Trem 5 – Túneis estão presentes ao longo da ferrovia/Divulgação

Trem 8 – Vales, montanhas, rios e viadutos da região podem ser contemplados no passeio/Divulgação