22/11/2018

Arroio do Meio inaugura Caminho Autoguiado neste domingo

Arroio do Meio é o 10º município a receber o projeto (Foto: Alício de Assunção)

O projeto Caminhos Autoguiados, iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em parceria com o Passeios na Colônia, Administração Municipal, Emater/RS Ascar e Sicredi Região dos Vales, chega ao 10º município. Neste domingo, dia 25 de novembro, Arroio do Meio inaugura 19,7 quilômetros de trajeto.

A programação inicia às 7h30min, com um delicioso café da colônia, na lancheria Dona Rita, na ERS 130, acesso em Arroio Grande. A inauguração seguida de caminha está prevista para às 8h. Durante o passeio os visitantes poderão contemplar belezas naturais, igrejas, casas antigas, propriedades rurais e empreendimentos pelo interior do município. A chegada deve ocorrer em torno das 13h, com almoço que será servido no Espaço Rústico no Morro São José. Os horários podem sofrer alterações conforme o andamento das atividades.

A caminhada é totalmente gratuita e as refeições por adesão do participante e deve ser reservada através dos telefones (51) 3716-1166 ou (51) 9 9649-6722.

O Passeios na Colônia estará oferecendo o serviço de transporte, com saída de Lajeado, às 6h30min, além de café e almoço, carro de apoio e socorrista. Valores e reservas através do telefone (51) 9 9583.2672 ou e-mail valenews@certelnet.com.br, com Alício.

Já foram inaugurados 131,5 quilômetros de caminhadas, contemplando Marques de Souza, Itapuca, Sério, Paverama, Travesseiro, Colinas, Coqueiro Baixo, Roca Sales e Vespasiano Corrêa. Ao todo, serão 39 municípios do Vale do Taquari e cerca de 500 quilômetros de trajetos. Mais informações e mapas podem ser conferidos no site caminhosautoguiados.com.br.

O projeto, que tem por objetivo proporcionar aos participantes exercícios para o corpo e a mente, elevar a autoestima das comunidades interioranas visitadas, gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato, bem como oferecer momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes, pode ser percorrido em qualquer dia da semana, sem condutores, apenas orientando-se pelas placas de sinalização.

Texto: Ascom Amturvales