Mesmo Lajeado tendo forte característica comercial, a cidade tem potencial turístico. São muitos os atrativos a serem conferidos pelos visitantes em uma viagem cultural e históricapelo Tour Lajeado. Para quem vem para a cidade a passeio ou negócios tem a opção de fazer o roteiro guiado e conhecer a arquitetura, os parques e a cultura que é preservada.
O roteiro tem a opção do fretamento próprio do grupo ou utilizar o Cedelinho, um ônibus de dois andares em forma de jardineira. O início é na Casa de Cultura, prédio inaugurado em 1900 e que, pelo seu valor histórico e arquitetônico foi tombado em 1984. No local está o Museu Histórico Municipal Bruno Born e também no porão foi ocupado como o primeiro presídio da cidade.
Depois a visita segue para a Igreja Santo Inácio de Loyolla, construída em 1953 e ostenta em seu interior várias obras em pintura sacra. De lá os turistas passeia pela Rua Osvaldo Aranha, para observar o rio Rio Taquari, casarões antigos e a ciclovia.
O roteiro segue com visitas aoParque Municipal Professor Theobaldo Dick, um amplo espaço de lazer no centro da cidade e a torre histórica da igreja evangélica IECLB, construída em 1928, no estilo néo-gótico, com altura de 27 metros integrada a paisagem do centro da cidade.
A parada no Parque do Engenho é uma volta ao passado. O local é considerado pelos historiadores que deu origem a cidade de Lajeado. O parque era de propriedade do fundador da cidade, Antônio Fialho de Vargas, e foi construído pelo engenheiro prático Henrique Luiz Jaeger, em 1862, com a utilização de mão de obra escrava.
A passagem pelo Jardim Botânico, inaugurado em 1995, com área de 25 hectares, é um passeio em meio a natureza. No local a fauna e flora tem preservação garantida e causam muita satisfação aos visitantes ao caminharem pelas trilhas e observar as plantas do bromeliário e do cactário, além das outras coleções de plantas.
O passeio termina no Parque Histórico de Lajeado, inaugurado em 2002. No local, um conjunto deprédios no estilo arquitetônico enxaimel formam uma autêntica aldeia-museu da época da colonização colonização alemã no Vale do Taquari. De sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, os visitantes podem apreciar um delicioso café colonial.
O Tour Lajeado terminou, mas se o turista quiser, tem mais coisas para conhecer e apreciar na cidade. Além dos restaurantes, casas noturnas, um comércio dinâmico, clínicas de saúde e tem o Unicshopping e um passeio pelo campus da Univates. Lajeado tem muito a oferecer, a cidade é dinâmica, hospitaleira e concilia o histórico com a modernidade.
Informações e reservas:
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua Borges de Medeiros, 285
Fones: (51) 3982-1305
secultur.turismo@lajeado.rs.gov.br
Deolí Gräff ? deoli@informativo.com.br
Legendas
Caminhar pelo Jardim Botânico de Lajeado é um raro prazer de convívio com a natureza
No Parque Histórico o turista faz uma viagem na história entre casa que representam o período da colonização
Fotos Deolí Gräff