Fechar Pop up

FIQUE INFORMADO

Suinofest apresenta balanço final dos seis dias de programação

A Comissão Organizadora da Suinofest 2011 apresentou na manhã desta terça-feira, dia 5, para a imprensa regional e autoridades locais os resultados do evento. O presidente Roberto Scorsatto explanou todo o trabalho da Comissão Organizadora com a realização da festa, que aconteceu nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho, no Parque Municipal João Batista Marchese.

Scorsatto iniciou a abordagem mostrando a reformulação do plano de comunicação e divulgação, através da criação de uma nova identidade visual da festa e do mascote Buti, que ganhou novo visual, novas roupas e tornou-se o ícone de divulgação da festa. Juntamente com a comissão organizadora, o Buti acompanhou a intensa agenda de compromissos da Suinofest pelo Estado e, por onde passou, animou e descontraiu a todos.

Campanha "EU VOU" e Vitrines

Com o objetivo de incentivar a participação da comunidade no evento, a Comissão também sorteou ingressos e realizou a distribuição de adesivos da campanha "Eu Vou". A promoção de ingressos contou com a adesão de 105 estabelecimentos comerciais, que prepararam vitrines com motivos da festa e distribuíram cupons para que seus clientes concorressem aos bilhetes de acesso.

Eixos de Atuação

Os quatro eixos de atuação: gastronomia, seminários e eventos paralelos, feira e turismo, também foram abordados pelo presidente e, nesta edição, mostraram crescimento, com boa aceitação em todas as programações.

Gastronomia

Neste ano, o Salão Gastronômico apresentou novidades aos visitantes. O leiaute foi reformulado, com decoração e iluminação diferenciadas, diversos shows e local para crianças e para fumantes. O palco mudou de lugar, proporcionando mais espaço na área de circulação do público. Na área gastronômica, a novidade foi o espetinho de carne suína e o queijo brustolado. No total, 8,6 mil pessoas passaram pelo local nos seis dias de programação. Foram consumidos 2,6 toneladas de carne suína, 1,3 mil quilos de queijo e 1,3 mil quilos de polenta, 500 quilos de embutidos, 2,5 mil espetinhos de carne suína, entre outros milhares de quilos de produtos que compõem o cardápio. Como acompanhamento, 900 quilos de doces e 5,2 mil litros de bebidas, entre vinhos, espumantes, sucos e refrigerantes.

Seminários e Eventos Paralelos

Os seminários e eventos técnicos acompanharam o crescimento dos demais eixos. Mais de duas mil pessoas de Encantado e região participaram das atividades. Os auditórios estiveram lotados durante as programações e foram palcos de importantes discussões. Nos dois fins de semana de programação foram 15 eventos realizados, onde foram abordados temas como suinocultura,cooperativismo e sustentabilidade.

A participação do governador Tarso Genro, em uma reunião com lideranças e representantes do setor da suinocultura também deu grande visibilidade a Encantado e região. O chefe do executivo estadual recebeu as demandas da suinocultura e também abriu espaço para os pedidos regionais. Além dele, inúmeras lideranças estiveram presentes no evento. Entre elas, os secretários de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; a secretária da Administração e Recursos Humanos, Stela Farias; e o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

Feira

A Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios neste ano ocorreu em dois fins de semana. Os espaços receberam investimentos e melhorias na infraestrutura, tanto na área interna, quanto externa. Durante os seis dias de feira, 40 mil pessoas circularam pelo Parque João Batista Marchese. A Feira contou com 220 espaços comercializados e 140 empresas. De acordo com a pesquisa de satisfação, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), 93% dos expositores devem retornar na edição de 2012.

Turismo

Nesta décima edição da Suinofest, o eixo Turismo também ganhou incremento. Foram disponibilizados aos visitantes duas opções de passeios para o Roteiro Encantado. Com a parceria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), antes do evento foram feitas visitações a agências de viagens e confeccionado material de apoio de apresentação da Rota. Durante a Suinofest foi disponibilizado um quiosque de divulgação dos atrativos. No total, os grupos fechados somaram 160 turistas e as visitas aos pontos individuais somaram mais de 407 turistas.

Balanço financeiro

Nesta edição inúmeros investimentos foram feitos para a realização da Suinofest. O Salão Gastronômico ganhou nova cara e a Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios ampliou os espaços cobertos e a estrutura geral foi melhorada.A área de shows externos foi montada em mais de mil metros quadrados, a praça de alimentação contou com 400 metros quadrados e também houve um incremento no número de shows, todos com entrada franca. Outro diferencial foi a ampliação da área coberta, no segundo fim de semana, que abrangeu toda a área de circulação desde a entrada principal até os acessos ao Salão Gastronômico e à Feira Comercial. A iniciativa teve o intuito de facilitar o deslocamento do público e dos expositores.

Na área externa, o total em investimentos foi de R$ 87.100,00. O valor foi dividido entre shows e atrações artísticas, segurança, serviços de limpeza, sonorização, decoração, locação de pirâmides, entre outros.

No Salão Gastronômico, as despesas somaram R$ 258.193,95, entre pagamentos de bebidas, alimentos, pessoal, limpeza, segurança, entre outros. A cobrança de ingressos somou R$ 298.153,00, sendo que o preço médio por ingresso fechou em R$ 34,83.

A Receita da Associação Comercial e Industrial de Encantado, organizadora do evento, fechou em R$ 438.961,36 e as despesas somaram R$ 336.014,11, sendo que o resultado final da Associação ficou em R$ 102.947,25.

Para o presidente da Suinofest 2011, Roberto Scorsatto, os resultados sãopositivos e superaram as expectativas. "A comissão organizadora está satisfeita, pois todos os investimentos realizados em melhorias de infraestrutura da Gastronomia e da Feira, bem como as ações desenvolvidas no Turismo e nos Seminários agradaram aos visitantes. A aprovação está refletida na pesquisa de satisfação, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que mostra a evolução na satisfação do público com o evento?, enfatiza.

Scorsatto destaca ainda a importância do engajamento de lideranças locais, regionais e estaduais na realização do evento. ?Agradeço a todas as pessoas, entidadese parceiros que estiveram envolvidos na organização da Suinofest 2011?, finaliza.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Embora não utilizemos cookies próprios, nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao prosseguir navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Recomendamos que se informe sobre os cookies de terceiros.

Leia nossa política de privacidade.