[caption id="attachment_12782" align="alignleft" width="300"]

Crédito da foto: Lidiane Mallmann[/caption]
Os municípios de Estrela e Guaporé foi autorizado pela empresa que administra a linha férrea da Ferrovia do Trigo. O roteiro que está nos planos da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) desde 2014, agora está mais perto de tornar-se realidade.
De acordo com o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, no fim da semana passada, ele e os demais colegas das cidades de Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, receberam uma correspondência da Rumo/ALL logística, autorizando o uso dos trilhos para o turismo.
"Agora é preciso que se cumpram todas as exigências em segurança e treinamento, que fazem parte da implantação do roteiro." Segundo ele, nesta quinta-feira (25), ocorre uma reunião em Encantado, com todos os prefeitos do grupo. "Depois desse encontro, iremos a Brasília, buscar com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os próximos passos para implantação do trem", confirma.
Relembre o caso
- No fim do mês de julho, um acidente com um morador de Teutônia - nos trilhos do trem, mas fora do traçado turístico -, fez com que o debate ao redor da segurança fosse retomado. Na época, Paulo Batista da Rocha (50), teve as duas pernas amputadas por um trem da Rumo/ALL.
- Desde 2014, o roteiro ferroviário - do Trem Turístico do Vale - é visto pela Amturvales como o futuro propulsor do turismo regional. Em seu percurso, o trem sairá de Guaporé até Estrela, passando por Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.
- Neste período, as negociações passaram pela ALL Logística e agora estão com a empresa resultante da fusão entre a ALL e a Rumo.
- A empresa que irá operar o Trem Turístico do Vale será a Serra Verde Express, que é a maior operadora de trem turístico do país.