Uma comitiva formada por representantes dos municípios do CIPAE-G8 e de Gramado Xavier está em Brasília esta semana para pleitear a liberação de recursos para projeto de ligação asfáltica entre Progresso, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier.
Denominado Rota da Agricultura Familiar, o projeto prevê o asfaltamento de 35,084 quilômetros de estradas, ligando os municípios a duas importantes rodovias: a BR 386, conhecida como Estrada da Produção, e a RSC 153, chamada de Corredor da Exportação, beneficiando com isso mais de 17 mil pessoas. Um dos objetivos do projeto é possibilitar a diversificação da agricultura familiar como alternativa para a monocultura do fumo, principal atividade econômica dos três municípios, e promover o desenvolvimento turístico da região, visto as potencialidades naturais e culturais existentes.
Na noite de terça-feira, 8, o prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, e vice-prefeito de Gramado Xavier, Airton Berté, apresentaram o projeto durante a reunião da Bancada Gaúcha dos Deputados Federais, recebendo total apoio.
Segundo o prefeito de Boqueirão, os deputados irão se reunir posteriormente para verificar a disponibilidade de verbas no orçamento. Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Canudos do Vale, Cleo Antônio Lemes da Silva, vice-prefeito de Marques de Souza, Rubens Heineck, vereadores Gilberto Constantin e Marino Bozzetti, de Progresso, e Secretário Executivo do CIPAE G8, Maico Juarez Berghahn.
Ainda esta semana, a Rota da Agricultura Familiar será apresentada ao Ministério da Agricultura.
Fonte: Cipae-G8
Foto: Divulgação