Na terça-feira, dia 17, os representantes dos Vales do Rio Pardo e do Taquari estiveram em Porto Alegre para entregar ao secretário Estadual de Turismo Esporte e Lazer, José Heitor Goulart, o Projeto Técnico de Sinalização Viária e Turística da Macrorregião dos Vales, sendo integrada pelas microrregiões Turísticas dos Vales do Rio Pardo e do Taquari.
O projeto, realizado pela empresa Fibrobecker Indústria de Sinalização, em parceria com a Associação Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), contempla ficha técnica das microrregiões, rodovias a serem sinalizadas, municípios envolvidos e detalhamento técnico do projeto de instalação das placas.
Esta será a primeira vez que o Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, sinalizará todas as regiões turísticas do Rio Grande do Sul, composto por 11 macrorregiões.
O Projeto Técnico de Sinalização Viária e Turística é um plano piloto da Secretaria de Turismo, sendo que o valor total para confecção e implantação das placas será custeado pela pasta. Aos municípios coube apenas a destinação de recursos para a elaboração do Projeto.
O Vale do Taquari esteve representado na Setur pelo presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Ronaldo Zarpellon, e pelo diretor de Roteiros, Rafael Fontana.
Já pelo Vale do Rio Pardo estiveram a secretária Executiva do Turismo, Esporte e Lazer de Santa Cruz do Sul, Maria Neli Groff da Silva, e a coordenadora de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo, Silvani Frantz.
O Vale do Rio Pardo será contemplado com 38 placas e o do Taquari com 37. Cada uma das placas terá2,50 metros por 1,20 metros.
A expectativa é de que o Estado execute o Projeto até o dia 31 de dezembro de 2010.
Texto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales
Foto: Luciane Dalbosco/ SETUR