Na tarde da quinta-feira, 01 de novembro, a turismóloga do CIPAE G8, Diuly Mähler, esteve reunida com o coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-RS, Ricardo Lopes de Almeida, e a turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales ?AMTURVALES, Samanta Regina Chiesa, no escritório do Consórcio em Canudos do Vale. O encontro, que foi intermediado pela Amturvales, teve como objetivo a busca de cursos voltados ao desenvolvimento do turismo rural nos municípios que compõe o G8.
Na ocasião, Lopes explicou sobre o Programa Turismo Rural do Senar que oferece cursos voltados à identificação e implantação de negócios de turismo rural visando o aumento da renda das famílias agricultoras. Segundo ele, o programa é desenvolvido nos municípios com verbas provenientes dos impostos pagos pelos agricultores, não havendo qualquer outro custo para os participantes ou prefeituras, necessitando apenas de número mínimo de pessoas para os treinamentos serem oferecidos. "O que precisamos é do comprometimento dos órgãos públicos para mobilizar a comunidade para que possamos oferecer os cursos", afirmou Lopes.
O programa do Senar é dividido em dez módulos: sensibilização, identificação e seleção de oportunidades de negócios, planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais, acolhida no meio rural, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e artesanatos,comando e organização da cozinha rural, segredos da boa culinária rural, serviços de restaurantes rurais, consolidação das ações desenvolvidas. Conforme Lopes, além desse, outros programas relacionados podem ser desenvolvidos, como o de artesanatos.
Segundo a turismóloga do G8, o consórcio está buscando formas de incentivar a criação de empreendimentos turísticos e qualificar a mão de obra local, assim possibilitando novas alternativas de renda. "O programa vem ao encontro dos nossos objetivos. O próximo passo agora é passar as informações obtidas para os prefeitos do G8 e articular com eles e com o Senar a melhor forma de desenvolver o programa nos municípios", afirma Diuly.
Fonte: Cipage - G8