Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, no próximo dia 3 de dezembro, às 10h, o Espaço Cultural Arte Aplicada apresentará "Souvenirs Turísticos", representativos da cultura gaúcha, criados com o tema "Flor Brinco de Princesa", em técnica têxtil artesanal.
A flor, conhecida cientificamente como "Fuchsia Regia", é nativa da América Central e da América do Sul, tornou-se um dos símbolos do Rio Grande do Sul, através do Decreto nº 38.400, de 16.04.1998.
Pela natureza das suas atividades, um espaço dedicado às artes têxteis manuais, Arte Aplicada decidiu investir no desenvolvimento de um projeto, em conjunto com algumas de suas fornecedoras e em sintonia com o tradicional e o contemporâneo, para criação de lembranças diferenciadas, com significado oficial e cultural do Rio Grande do Sul.
Na busca de opções para criação de peças bonitas e usáveis, a idéia da utilização da Flor Brinco de Princesa partiu da artesã Ana Nunes, artista têxtil e bonequeira.
"Este projeto que agora está sendo lançado cumpre o importante papel de gerar emprego e renda via economia criativa que, segundo levantamento do Banco Mundial realizado em 2003, já responde por 7% do PIB mundial, além de promover o desenvolvimento sustentável dos setores de cultura, turismo, artesanato e entretenimento", explica Darlene Lins, uma das diretoras do Arte Aplicada.
Atualmente no Arte Aplicada são expostos os trabalhos de 70 artesãs, com a utilização de várias técnicas.
As flores, muito visitadas por beija-flores, apresentam-se em inflorescências singelas e delicadas, pendentes, nas cores vermelhas e púrpuras, e laranja-escarlates que desabrocham de janeiro a abril.
Há inúmeras variedades híbridas cultivadas como ornamentais que se diferenciam pela combinação de suas cores: rosa e branco; rosa e vermelho; e rosa e púrpura. Destacam-se por se adaptar a climas frios e a tolerar geadas.
Fonte: Setur-RS