A variedade de paisagens, climas, etnias e a riqueza cultural encontradas no campo gaúcho fazem do Rio Grande do Sul um espaço privilegiado para o turismo rural. A atividade, que já se consolidou como uma importante fonte de renda para as famílias de agricultores, está representada na Expointer 2011 no Caminhos da Integração, espaço organizado pela Emater/RS-Ascar e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Expointer começou neste sábado, dia 27, e se encerra no próximo domingo, dia 4.
Na parcela do Turismo Rural os visitantes conhecem mostras de artesanato típico, degustam produtos de agroindústrias familiares e obtêm informações sobre uma série de roteiros coloniais, que abrangem desde a Região dos Vales até o município de Frederico Westphalen. "Temos um imaginário agrícola e colonial bem forte, uma variedade de culturas e etnias, então o turismo rural é uma vocação natural do Rio Grande do Sul", pondera a extensionsita da Emater/RS-Ascar responsável pelo espaço, Elizabeth Szilagyi.
Esta diversidade é refletida na parcela dedicada ao Turismo Rural e Artesanato por meio do número de roteiros apresentados aos visitantes. Da Rota dos Sabores e Saberes, do Vale do Caí, passando pela Gemas e Jóias, de Frederico Westphalen, até a Rota do Rio Pardinho e da Erva Mate, dezenas de municípios, com suas diferentes tradições e paisagens estão presentes na Expointer 2011. "O espaço é uma forma de valorizarmos o trabalho realizado pela extensão rural junto a esse público e uma oportunidade de divulgarmos a grande variedade de opções turísticas do Rio Grande do Sul", comenta Elizabeth.
Mesmo para quem já conhece a zona rural dos municípios incluídos no espaço acaba por descobrir novos atrativos, como aconteceu com o comerciário Luiz Latm, de Taquara. Apesar das visitas freqüentes a Rolante, onde participou da Kuchenfest e viu a tradicional Jeepada, Luiz surpreendeu-se com as imagens das belezas naturais do interior do município. "Descobri lugares novos que nem imaginava que existissem, como rios e cachoeiras", conta
De sábado até segunda-feira a Associação dos Municípios Turísticos da Região dos Vales (Amturvales) levará para o espaço Caminhos da Integração o roteiro de um município diferente da região. Nesta sábado, dia 27, os visitantes poderão conferir o roteiro Gemas e Jóias, de Frederico Westphalen, com mostra de pedras e vinhos. A Amturvales repete esta programação no Parque na próxima sexta e sábado (02 e 03/09)
Já a Rota dos Sabores e Saberes, do Vale do Caí será apresentada durante toda a semana, sendo que na quinta e na sexta-feira haverá degustação de cerveja artesanal, rapaduras, frutas cítricas e cachaça. A condutora da Rota, Andrisa Mariano, explica que os visitantes deste roteiro têm a oportunidade de conviver com o meio rural, conhecer sua história e seu povo, o artesanato e as paisagens únicas desta região. "Vale a pena ver de perto a história da colonização alemã, que é predominante nestes municípios, degustar suas comidas típicas, participar das trilhas", enumera.
Confira as atrações diárias da Mostra de Turismo Rural
Sábado 27/08
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Rota do Rio Pardinho: degustação de cuca e licor e mostra de artesanato
Caminho das Pipas/ Rolante:degustação de cuca e devinho
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Gemas e Joias (Amturvales): mostra de pedras e vinhos
Domingo 28/08
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Rota do Rio Pardinho: degustação de cuca e licor e mostra de artesanato
Caminho das Pipas/Rolante: degustação cuca e vinho
Santa Tereza:material/décor e artesanato
Gemas e Jóias:mostra pedras e vinhos
Segunda-feira 29/08
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Rota da Erva Mate (Amturvales)
Delícias da Colônia (Amturvales)
Gemas e Jóias: Mostra pedras e vinhos (Amturvales)
Terça-feira 30/08
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Santa Tereza:material/décor e artesanato
Rota da Erva Mate (Amturvales)
Degustação Dia do Cordeiro: Encruzilhada
Quarta-feira 31/08
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Taquari Açoriana (Amturvales)
Quinta-feira 01/09
Sabores e Saberes: Degustação cerveja, cachaça, rapadura e frutas
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Orquestra de acordeões Ponto de Cultura
Rota Germânica (Amturvales)
Sexta-feira 02/09
Sabores e Saberes: Degustação cerveja, cachaça, rapadura e frutas
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Gemas e Jóias: Mostra pedras e vinhos (Amturvales)
Recanto dos Pioneiros (Nova Petrópolis): degustação de bolo e biscoitos
Sábado 03/09
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Santa Tereza: material/decor e artesanato
Gemas e Joias: Mostra pedras e vinhos (Amturvales)
Domingo 04/09
Sabores e Saberes do Vale do Caí
Santa Tereza: material/décor e artesanato
Fonte: Emater-RS
Foto: Divulgação