Na última semana, de 3 a 7 de maio, o presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos, Claudir Marin Fachinetto; o prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto; o prefeito de Ilópolis, Osmar Baldissarelli; vice-prefeito de Anta Gorda, Clécio Roveda; e o presidente da Câmara de Vereadores de Arvorezinha, Reni Guerini Maia; estiveram em Brasília.
O grupo foi recepcionado pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Na pauta do encontro estiveram o restauro do Moinho Castamam, de Arvorezinha, e o apoio para restaurar um Moinho em Putinga e um em Anta Gorda, que também integram a Rota.
Para alegria da Comitiva Regional, o Ministro garantiu o apoio e, ainda, destinou uma verba de R$ 1.800.000,00 para as obras do Moinho Arvorezinhense.
O prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto, enfatizou que o Ministro mostrou-se empolgado com a apresentação, pois tem como foco buscar novas formas de se fazer turismo.
O presidente da Associação, Claudir Fachinetto, ressaltou ainda a importância dos quatro municípios, envolvidos na Rota, continuarem unidos, abraçados na mesma causa e em prol do desenvolvimento do roteiro.
Já o prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, destacou a possibilidade de união ainda mais próxima de Arvorezinha a Anta Gorda, através de uma ligação asfáltica.
O prefeito de Ilópolis, Osmar Baldissarelli, que mesmo com o Moinho do seu município já restaurado, esteve em Brasília fortaleceu a convicção de que a rota siga forte. Baldisarelli ressalta que em sua cidade já começa a visualizar o efeito Moinho.
Ainda não foi confirmada a data de início do restauro do Moinho Castamam, mas a expectativa é de que a viabilidade técnica e documental esteja liberada de imediato para que a obra possa ser executada.
Fachinetto ainda lembrou mais uma preocupação do Ministro, a de ampliar o Projeto, com isso novas cidades como Itapuca, Relvado, entre outras, serão visitadas para verificação da situação de seus Moinhos. O objetivo é verificar os demais roteiros que poderão ser inseridos na Rota dos Moinhos.
Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura de Arvorezinha
Foto: Divulgação