Para Rafael Fontana, coordenador regional do evento, o encontro servirá para consolidar o turismo nos Vales, mostrando o interesse da sociedade. "O turismo já é uma realidade, porém, depende do grau de importância que o setor público e os empreendedores darão participando da Conferência e apontando diretrizes que serão aprovadas e implementadas", ressalta.
De acordo com a secretária do Turismo, Abgail Pereira, a conferência é um instrumento capaz de promover um debate sério e produtivo sobre o turismo como fator de desenvolvimento. "Nas duas atividades anteriores, em Santa Maria e Santana do Livramento, tivemos um retorno bastante positivo para a nossa proposta. Estamos conseguindo fazer com que todos se expressem e dêem ideias de como fomentar o turismo local", afirma.
Cadastur
Para aproveitar a realização da Conferência da Região Vales, uma equipe do Cadastur estará em Encantado para visitar hotéis e pousadas para orientar sobre os procedimentos de cadastro junto ao Ministério do Turismo. O cadastro faz parte do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos e serve para identificar os prestadores de serviços para reconhecer atividades, empreendimentos e equipamentos, bem como conferir o perfil de atuação, qualidade e padrões do que é oferecido por eles a quem chega ao RS.
Os integrantes do Cadastur têm, entre outras vantagens, a possibilidade de participar de feiras, exposições, congressos, seminários e demais eventos organizados e/ou apoiados pelo Ministério do Turismo. Além disso, podem contar com acesso às fontes oficiais de recursos destinados à implantação, ampliação, reforma e melhoria operacional de atividade, empreendimentos ou equipamentos turísticos, bem como a incentivos fiscais que venham a ser estabelecidos em políticas de desenvolvimento do turismo.
Programação da conferência
- 8h30min - Credenciamento;
- 9h - Coffee break
- 9h30min - Abertura
- 10h - Apresentação do documento-base e dos três temas a serem discutidos: A perspectiva do turismo como vetor de desenvolvimento do Rio Grande do Sul e o papel do poder público; A reestruturação da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do turismo, e A estratégia de regionalização e estruturação de produtos turísticos;
- 10h30min - Discussão dos três temas em plenária
- 12h20min - Apresentação de como será a dinâmica dos trabalhos da tarde;
- 12h30min - Almoço;
- 14h - Apresentação da FGV - Dimensão de Estudo de Competitividade;
- 14h30min - Divisão das Microrregiões para discussão das propostas;
- 15h - Discussão em grupos para elaboração de propostas e responsável (matriz de responsabilidades) e hierarquização de prioridades;
- 17h - Retorno para a plenária para a apresentação das propostas pelos grupos;
- 18h - Encerramento
Fonte: Setur-RS