Do Informativo, de Lajeado
Foto por Sérgio da RosaOs R$ 103.829,00 investidos, em parceria com Ministério da Cultura e a prefeitura, na restauração da Casa de Cultura representam uma considerável quantia em dinheiro. É pouco perto da satisfação que se via no rosto do menino Alex Henrique Eckhardt (7) ao dedilhar seu teclado, ontem à noite, na reinauguração do prédio. Aluno nas aulas de música, que ocorrem no local, ele não sabe ao certo a relevância histórica que tem toda aquela estrutura, mas conhece muito bem a sua utilidade atual. "Aqui dá para aprender", resume.
E é com o intuito de ensinar, de espraiar conhecimento e cultura que se fez a reforma. A secretária da Cultura e Turismo, Adriana Carvalho, frisa a importância da obra e o cuidado que se teve para a manutenção dos traços originais da arquitetura. "Demorou um pouco para se concretizar, porque preservamos a história e restauramos em vez de substituir as partes que apresentavam problema", destaca.
As maiores dificuldades eram percebidas no subsolo, com o excesso de umidade. As largas paredes já não seguravam com a mesma força todo o reboco, nem a madeira suportava a ação do tempo. Se fez necessária a recuperação e o resultado obtido foi o esperado. "Essa é uma obra bastante sonhada", diz a prefeita Carmen Regina Cardoso ao visitar as acomodações da casa. "Este prédio é o retrato e representa a comunidade lajeadense", acrescenta.
História
O prédio que abriga a Casa de Cultura foi inaugurado em 20 de agosto de 1900. Abrigou em seus três pavimentos o Gabinete da Intendência e seus departamentos, quartel e cadeia municipal, além do Fórum da Comarca do Alto Taquari. Foi idealizado pelo intendente Júlio May. Atualmente serve como museu, espaço para aulas de atividades artísticas e culturais, ambiente de exposições, contando com auditório para palestras e cursos.