Localizado no município de Lajeado, o Tour é feito no conforto do “Cedelinho”, um ônibus turístico aberto.
O ponto de partida é a Casa de Cultura, prédio inaugurado em 20 de agosto de 1900 e que, pelo seu valor histórico e arquitetônico, foi tombado em 1º de agosto de 1984. No local, o visitante conhece o Museu Histórico Municipal Bruno Born e também a área que, de 1900 a 1910, serviu como presídio.
Logo após, o destino segue até a Ciclovia e o Belvedere, localizados às margens do Rio Taquari, na Rua Osvaldo Aranha, onde se encontra a primeira via calçada da cidade e vários prédios históricos.
O trajeto leva o turista para a Igreja Santo Inácio de Loyolla, onde o visitante informa-se sobre a parte religiosa da cidade e conhece a Torre da Igreja Evangélica. O percurso passa ainda pelo Parque do Engenho, o qual é admitido pelos historiadores como local de origem da cidade de Lajeado.
A próxima parada do passeio é dedicada ao descanso. No Parque Professor Theobaldo Dick, situado no centro da cidade, o visitante encontra uma área para apreciar a natureza, com espaços para a prática de esportes e palco de apresentações artísticas. Logo após, o roteiro segue para o Jardim Botânico, onde é possível realizar uma trilha ecológica para conhecer as belezas naturais, com uma área de 25 hectares, localizada no Bairro Moinhos D’Água.
O Tour por Lajeado encerra no Parque Histórico, onde o turista conhece um pouco da cultura alemã, colonizadora do município, e aprecia a gastronomia local. O parque, além dos prédios de estilo enxaimel, uma característica das habitações alemãs, também possui espaço destinado à realização de eventos de lazer e gastronomia, onde pode ser apreciado o tradicional café colonial.