Roteiro Turístico Taquari Açoriana

  • Casa-Costa-e-Silva

    Casa Costa e Silva

    A casa foi residência do casal Almerinda e Aleixo e local onde o ex-presidente da República, Arthur da Costa e Silva, nasceu e viveu parte de sua vida. O prédio e o acervo foram doados ao município por familiares do ex-presidente e declarados de utilidade pública em 1973.

    O que oferece:
    – Acervo da família Costa e Silva;
    – Acervo sobre Arthur da Costa e Silva;
    – Acervo histórico e cultural sobre a cidade e colonização açoriana;
    – Sala Açoriana – Acervo cultural dos Açores;
    – Biblioteca Pública Municipal

    Localização de Casa Costa e Silva
  • casaartesao

    Casa do Artesão

    Abrigada em um prédio histórico, a Casa do Artesão oferece variado artesanato e é atendida pelos próprios artesãos.
    Fundada em 17 de junho de 2003, a Associação dos Artesãos de Taquari foi constituída para agregar, organizar e oferecer um espaço de exposição e comercialização aos artesãos de Taquari.

    O que oferece:
    -Artesanato em tecidos e fios, madeira, palha de milho, biscuit, etc;
    -Pinturas em óleo sobre tela.

    Localização de Casa do Artesão
  • Igreja Matriz São José

    Construída em taipa (barro e pedras) pelos imigrantes açorianos em 1768, é um marco histórico da cidade e uma das edificações mais antigas do Estado.  Em seu estilo barroco colonial de fachada com linhas simples e retas, revela em seu interior a grandiosidade divina, expressa em sua rica decoração artesanal. Abriga uma imagem de São José, padroeiro de Taquari, esculpida em madeira e doada pelo Rei de Portugal, em 1765.

    O que oferece:
    Visitas guiadas mediante agendamento.

    Localização de Igreja Matriz São José
  • jornal

    Jornal O Taquaryense

    Fundado em 1887 é o segundo jornal mais antigo do Estado e mantém-se em funcionamento preservando a sua forma original de composição e impressão.

    O que oferece:
    – Visitas guiadas mediante agendamento;
    – Oficina gráfica original em funcionamento;
    – Acervo com todas as edições, desde sua fundação;
    -Venda de assinaturas e lembranças.

    Localização de Jornal O Taquaryense
  • lagoaarmenia

    Lagoa Armênia

    Situada a uma quadra da praça da Matriz, a Lagoa Armênia é o cartão postal da cidade.

    O que oferece:
    –  Parque arborizado, bancos e pista para caminhadas;
    – Busto em homenagem a Zeferino Brasil (Poeta Gaúcho nascido em Taquari);
    –  Busto em homenagem a Arthur da Costa e Silva (ex-Presidente do Brasil nascido em Taquari);
    – Marco homenageando Emílio Schenk (Pai da Apicultura Nacional, filho de Taquari);
    – Academia ao ar livre.

    Localização de Lagoa Armênia
  • Santuario_Assuncao

    Santuário de Nossa Senhora da Assunção

    Local onde aconteceram manifestações de N.S. da Assunção. Em março de 1988, o menino Volnei de Quadros, enquanto caminhava por uma trilha, foi atraído ao local onde teve a visão de uma jovem sobre um arbusto, envolta em uma aura de luz.

    O que oferece:
    – Missas;
    – Hospedaria que acolhe até 50 pessoas;
    – Salões, refeitório e cozinha;
    – Bosque com muitas árvores, bancos;

    Localização de Santuário de Nossa Senhora da Assunção

O Roteiro Turístico Taquari Açoriana realiza um tour pela cidade de Taquari. O município, situado a 100 quilômetros de Porto Alegre, recebeu, no ano de 1760, os primeiros imigrantes provindos do arquipélago dos Açores que iniciaram sua estratégica colonização.

Sendo a ‘cidade-mãe’ e a única de colonização açoriana do Vale do Taquari, o município proporciona ao visitante um roteiro atraente, onde é possível conhecer locais agradáveis e de rara beleza, personagens e fatos marcantes de sua história e da cultura gaúcha.

O legado açoriano está presente em tudo: na bem detalhada arquitetura das residências, praças e ruas estreitas, na profunda religiosidade de seu povo, no seu peculiar e rico artesanato, nos sabores e aromas da culinária diferenciada – com destaque aos doces de inspiração portuguesa – na musicalidade de suas cantigas, na alegria de sua gente e na receptividade calorosa de seus habitantes para com os visitantes.

Entre as paradas do Roteiro está o turismo religioso, onde a visita é no Santuário Assunção, local onde aconteceram marcantes manifestações de Nossa Senhora da Assunção em 1988, e na centenária Igreja Matriz projetada e edificada pelo engenheiro Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria, em 1768. A obra é um marco histórico e uma das edificações mais antigas do Estado.

A visita segue e chega ao “Museu vivo da Comunicação”, o Jornal O Taquaryense. Fundado em 1887 por Albertino Saraiva, é o segundo mais antigo do Estado e mantém-se em funcionamento até hoje.

O cartão postal, o turista encontra na Lagoa Armênia. É um  belo  e  tranquilo  recanto no centro da cidade, local onde ocorre o Natal Açoriano em Terra Gaúcha.

Um importante acervo cultural e histórico, a Casa Costa e Silva, onde cresceu o ex-presidente Arthur da Costa e Silva, é uma residência tipicamente portuguesa. Nela, o turista encontra os móveis e utensílios da família Costa e Silva, entre eles, o Museu e a Sala Açoriana.

Ainda sobre a cultura açoriana é possível realizar um momento cultural com apresentação de danças, fados  e canções do folclore português.

O visitante também encontra na Casa do Artesão uma variada linha de produtos feitos por artesões locais. A Casa está localizada no prédio onde funcionou a antiga intendência municipal.

A gastronomia é outro atrativo para o turista que chega a Taquari. A cidade possui diversos restaurantes, com variado cardápio A La Carte, a quilo ou churrascarias. O Galpão da Culinária Gaúcha é um local exclusivo e serve pratos típicos regionais.

Conhecer o roteiro turístico ‘Taquari Açoriana’ é fundamental para melhor entender e desbravar a formação do povo gaúcho e sua apaixonante história.