Rota Turística Trilhas e Memórias

  • coloniajardim

    Cascata e Camping de Colônia Jardim

    O visitante pode desfrutar a tranquilidade do camping de Colônia Jardim e a beleza da cascata existente neste local.

    Localizada em Boqueirão do Leão

  • fazendaamizade

    Fazenda Sinuelo da Amizade

    Foto de geada

    Localizada em Progresso

  • ParqueChristophBauer

    Parque Temático e de Exposições Christoph Bauer

    Localizado em Forquetinha

  • recantoverde

    Pizzaria Recanto Verde

    Deguste variados sabores de pizza.

    Localizada em Santa Clara do Sul

A Rota Turística Trilhas e Memórias está sendo formatado com o objetivo de integrar os municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

O turista conhece nesta região as marcas das colonizações alemã e italiana, paisagens deslumbrantes por entre os vales e os rios, aliadas à acolhida de um povo simples e hospitaleiro.

Em Boqueirão do Leão, o visitante pode desfrutar a tranquilidade do camping de Colônia Jardim e a beleza da cascata existente neste local, ou ainda provar as delícias culinárias servidas pela família Jandrey, no antigo forno de fumo transformado em cozinha, na propriedade rural em Quatro Léguas.

No município de Canudos do Vale, a marca é a religiosidade da comunidade de Rui Barbosa, onde está situada a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que realiza uma das maiores festas do município – a Festa da Gruta, e a igreja Santo Antônio, que tem em seu interior a pintura que retrata Jesus Cristo em frente à Gruta.

Patrimônio Histórico Municipal, a Casa do Morro é parada obrigatória do visitante que passar por Cruzeiro do Sul, município onde o turista tem também a oportunidade de conhecer as iguarias preparadas à base de aipim, um dos principais produtos da economia local.

Já em Forquetinha, o visitante tem o contato com a cultura alemã preservada por meio da arquitetura dos prédios públicos, das figuras folclóricas e dos jogos do Parque Temático e de Exposições Christoph Bauer.

Na Capital Gaúcha dos Campings, Marques de Souza, a principal parada é no Camping da Pedra, que abriga um museu particular em uma antiga casa em estilo enxaimel.

E para o turista que gosta de caminhadas também encontra nesta cidade o projeto “Passeios da Colônia”, que leva o visitante a conhecer as belíssimas paisagens do interior do município.

Em Progresso, o tradicionalismo gaúcho, uma das principais características da cidade, desperta o turista para a cultura rio-grandense, onde no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Fazenda Sinuelo da Amizade, encontra-se um local histórico onde foi realizado um dos primeiros rodeios do Estado. Outro ponto de parada na cidade é a fábrica de pipas para vinho e artesanatos em madeira da família Maffassiolli.

Conhecida como a “Cidade das Flores”, por ser a floricultura uma das principais atividades, Santa Clara do Sul também é reconhecida regionalmente por suas pizzarias. No município, os turistas podem conhecer o processo de produção de flores e ainda degustar variados sabores de pizza.

O turista que for até o município de Sério tem parada obrigatória na Igreja Matriz São José e em sua capela. E para os mais curiosos, conhecer o processo de extração e beneficiamento da pedra grês, uma das atividades econômicas locais, é outro atrativo importante da cidade.

As belezas naturais, a cultura dos antepassados ainda preservada, o modo de vida das colônias e a hospitalidade desse povo são um convite para que os visitantes conheçam a Rota Trilhas e Memórias.