Rota da Erva-Mate

  • agroindustriapittol

    Agroindústria Pitol

    Localizada na Linha Doutor Carlos Barbosa, a poucos minutos do centro da cidade de Anta Gorda, a Agroindústria Pitol é referência na região e no Estado na fabricação de receitas à base de noz pecan. A linha de produtos chega a 14 variedades, entre elas, noz caramelizada, rapadura, farinha, noz sovada, moída grossa e fina.

     

    Localização de Agroindústria Pitol
  • Cascata-da-Baleia

    Cascata da Baleia

    A Cascata da Baleia é formada por três quedas d´água consecutivas, que juntas atingem uma altura superior aos 50 metros. Para chegar até a Cascata, o visitante percorre uma trilha composta por uma escadaria natural de 225 degraus. No percurso pelo interior da antiga Mata Atlântica, da fauna e da flora, o turista pode visualizar diversas espécies como bromélias, xaxins, samambaia, pica-pau, quero-quero, maritaca e tucano.

    CRÉDITO:  Flavia Tomasini e Ricardo Augusto Fornari

    Localização de Cascata da Baleia
  • Gruta-Nossa-de-Lourdes-Cascata

    Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

    Além da gruta, com sua majestosa queda d´água, o local também oferece piscinas naturais, ambiente arborizado com clima ameno, atrativos que os visitantes encontram, agora com acesso asfáltico da cidade até gruta.

    A mata nativa que circunda a gruta, o canto dos pássaros, o riacho que cai como cortina em frente à gruta fazem ecoar um cântico angelical e natural permanente.

    Localização de Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • CeramicaFachinetto

    Cerâmica e Museu Fachinetto

    O bonito é encontrar nesta empresa um Museu que conta, para as novas gerações, a história da cerâmica e da empresa por meio de um rico acervo de fotos e maquinário antigo e, ainda mais, comprovar que uma antiga chaminé, de 25 anos, foi desativada e transformada numa Capela em homenagem à Santa Catarina.

    Localização de Cerâmica e Museu Fachinetto
  • CidadeTematica

    Cidade Temática

    A cidade temática é uma reconstrução da antiguidade de pontos de encontro importantes da comunidade de Arvorezinha.
    Casas que contam a história com sua Mercearia, Igreja, Escola, construídas com sabedoria e bordados em lambrequins, com seus fornos de barro onde era produzido o pão para alimentar a família.  Lugar perfeito para sentar e tomar um bom chimarrão.

    CRÉDITO: Lizeli Bergamaschi

  • Doces-Caseiros

    Doces Caseiros

    Doces Carmen são produtos artesanais elaborados com ingredientes altamente selecionados, sem o uso de conservantes.
    São segredos de antigas receitas de família, utilizando fruta e açúcar em tachos de cobre, feitos em pequenas quantidades, o que lhes confere cor e sabor especial. Doces Carmen busca levar aos apreciadores da boa mesa os melhores e diferenciados produtos. Os produtos são variados, Doces em Calda, Geléias, Doces Cremosos, Antepasto, Conserva, Geléias Agridoces, Chutney, Doces de Leite, Erva-Mate, entre outras delícias.

    Localização de Doces Caseiros
  • Escola-EMAFA

    Emafa – Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental

    Nos arredores do Lago Verde está localizada a pioneira Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Emafa). Seu objetivo é melhorar a convivência do homem com a natureza, respeitando os ambientes naturais, incentivando para que assumam atividades ecológicas como o compromisso de vida, tornando a escola um autêntico espaço de educação ambiental.

    CRÉDITOS: Néia Moresco

  • Ervais

    Ervais

    Os Ervais de Arvorezinha sabem segurar no seu largo verde a remota e quente mão de um índio solidário. E garante esse mate decisivo que aquece as madrugadas e as agendas do mundo.A indústria da Erva-Mate marca o primeiro lugar na economia do município.

    Seu cultivo perfaz uma área de seis mil hectares. O solo local é conhecido como “Oásis” no mundo, propício para a produção de Erva-Mate, suave, presente da natureza para esse lugar. Com um Erval de 12 milhões de pés é um dos orgulhos de Arvorezinha.

  • PutinguenseMENOR

    Ervateira Putinguense

    Na cultura da Erva-Mate, o atrativo é a ervateira Putinguense, que além de utilizar o produto para o chimarrão, tem destinado folhas secas para a fabricação de cosméticos da Linha Ekos, da Natura.

  • Erva-Mate

    Ervateira Valério

    No município, o visitante vai saborear o chimarrão com a Erva-Mate extraída dos melhores ervais do Rio Grande do Sul. Também nas diversas indústrias é possível acompanhar o processo de fabricação do produto.
    Outro diferencial local é a industrialização de cosméticos naturais de Erva-Mate. A produção, chamada de Linha Akatu é feita pela ervateira Valério e comercializada para todos os cantos do país.

  • Ervateira-Ximango

    Ervateira Ximango

    A produção de Erva-Mate está no sangue da maioria dos ilopolitanos. Desde a chegada dos primeiros imigrantes, os ervais tomaram conta das propriedades. Para o visitante que quer ver de perto o processo de fabricação da Erva-Mate, o destino é a ervateira Ximango.

    Localização de Ervateira Ximango
  • Festival-da-Cancao-Italiana

    Festival da Canção Italiana

    A cidade também festeja a colonização italiana, por meio do Festival da Canção Italiana, que ocorre anualmente no terceiro sábado do mês de janeiro. Participam grupos de corais da Região, Estado e País, configurando-se em uma data em que os filhos da terra retornam para cultuar suas origens.

    CRÉDITOS: Juremir Versetti

  • Festival-da-Mentira

    Festival da Mentira

    O município de Nova Bréscia, além de Terra dos Churrasqueiros, também é conhecido como Capital da Mentira. A cidade é assim chamada por realizar o Festival Nacional da Mentira. O evento ocorre a cada dois anos e reúne “mentirosos” de diversos locais do Estado e até de fora dele.

  • Relvado---Festival-do-Churrasco

    Festival do Churrasco

    O município de Relvado também ganhou fama por causa do churrasco, e por isso, realiza um grande evento gastronômico que destaca o prato típico gaúcho, conhecido como o Festival do Churrasco.

    CRÉDITOS: Juremir Versetti

  • festleite1

    Festleite

    Outra importante programação promovida em Anta Gorda é a FestLeite. Realizada a cada dois anos, no mês de abril, a festa celebra a produção de leite e de noz pecan.

  • GrutaNSLourdes

    Gruta Nossa Senhora de Lourdes

    Na cidade de Anta Gorda, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes está localizada a 17 quilômetros do centro da cidade e é conhecida como a maior caverna de basalto da América Latina em profundidade.

    O local oferece infraestrutura completa e está aberto à visitação em qualquer época do ano.

    Localização de Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • Gruta-Nossa-Senhora-de-Lurdes

    Gruta Nossa Senhora de Lourdes

    Em Doutor Ricardo, a Gruta é um local privilegiado e de rara beleza natural. Ao ser descoberta em 1957, e inaugurada em 1959, a gruta passou a ser um marco referencial da fé cristã e da devoção à Nossa Senhora de Lourdes para o povo de Doutor Ricardo e da região.

    Localização de Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • gruta

    Gruta Nossa Senhora de Lourdes

    Localizada no interior do município de Relvado. Ela fica a cerca de um quilômetro do centro da cidade. Com um local de natureza preservada, a Gruta é formada por rochas basálticas que afloram entre a vegetação, onde são celebradas missas em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes. Na localidade também há uma queda d’água que torna o espaço ainda mais belo, proporcionando aos visitantes momentos agradáveis por unir a devoção e o contato com a natureza.

  • Putinga---Gruta-Nossa-Senhora-de-Lurdes

    Gruta Nossa Senhora De Lourdes

    Local que atrai, anualmente, muitos fiéis na tradicional Festa em honra à Nossa Senhora de Lourdes, em Putinga. O festejo ocorre no segundo domingo de fevereiro. Em meio à natureza, a gruta proporciona paz e tranquilidade aos visitantes.

  • igreja

    Igreja Matriz Santo Antônio

    Localizada em um dos pontos mais altos do centro da cidade de Relvado, a Igreja Matriz em louvor a Santo Antônio, padroeiro do município, teve sua construção em alvenaria iniciada no ano de 1950 e concluída em 1956. Sua escadaria bifurcada é composta por 74 degraus, rodeados por um vasto jardim gramado, hortênsias e ciprestes. Do alto, em frente à igreja, é possível ter uma visão panorâmica do centro da cidade e também da Praça da Harmonia, outro ponto turístico.

    Localização de Igreja Matriz Santo Antônio
  • Igreja

    Igreja Matriz São João Batista

    Quem chega a Arvorezinha chega à igreja São João. Ela nos enlaça e enternece.
    Singela e elegante em seu desenho neogótico, bem no alto lembra ao visitante: essa cidade tem Dono e é visceralmente, de Todos. E mais. Que aqui o céu e terra estão, de forma absoluta, conectados a bem de todas as harmonias. Construída em 1937 pelos próprios imigrantes, ela é o patrimônio histórico e arquitetônico mais precioso da região.

    Localização de Igreja Matriz São João Batista
  • CampanrioIgreja-Sao-Jose

    Igreja Matriz São José do Patrocínio

    Na sede do Distrito de Itapuca encontra-se a Igreja Matriz São José do Patrocínio, que possui uma torre com três sinos vindos da Itália. A torre com 40 metros de altura possui três campanários, um dos maiores existente no Estado. A Igreja está localizada a 14 quilômetros do centro da cidade.

    CRÉDITOS: Lizeli Bergamaschi

  • Igreja-Matriz

    Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

    Em Itapuca, a religiosidade é o ponto alto. Na cidade encontra-se a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo onde estão o átrio e a torre.
    Localizada ao lado esquerdo do átrio, está a antiga Pia Batismal em pedra, de significado simbólico. Possibilitou durante muito tempo o batismo por aspersão.

  • Igreja-Matriz

    Igreja Matriz São Pedro e Memorial Santo Sudário

    Na bela Igreja Matriz São Pedro, de Encantado, você encontra o Memorial Santo Sudário, o pano de linho que envolveu o corpo de Jesus Cristo depois de morto. A imagem reproduz uma réplica do Sudário original que está em Turim, na Itália. Além disso, a Igreja Matriz é o símbolo oficial do município, um belo cartão postal.

    Localização de Igreja Matriz São Pedro e Memorial Santo Sudário
  • Igreja-Purificacao

    Igreja Nossa Senhora da Purificação

    É o cartão postal do município de Putinga. A beleza arquitetônica do prédio se espalha pelo seu interior, apresentando relevos e adornos, construídos com habilidade e talento, o qual encanta os visitantes.

    A Igreja foi projetada pelo engenheiro e arquiteto italiano Ticciano Bettanin. O chefe de obras e principal articulador da construção foi o italiano Gelindo Boscarin. A construção foi concretizada no ano de 1933.

    Localização de Igreja Nossa Senhora da Purificação
  • Igreja-Sao-Joao-Batista

    Igreja São João Batista

    Na cidade, outra beleza que pode ser apreciada pelos visitantes é a igreja toda construída em pedra. A Igreja São João Batista é feita de basalto e a torre, que abriga os sinos, mede 47 metros de altura e é uma das poucas construídas separadamente do prédio do templo.

    Localização de Igreja São João Batista
  • Lago-Verde

    Lago Verde

    Localizado a menos de 1 quilômetro do perímetro urbano, é uma barragem artificial construída no início da década de 1940 para fornecer água a uma pequena usina hidrelétrica que funcionava no município. Desativada em 1981, firmou-se como um dos mais belos cartões-postais de Ilópolis, recebendo posteriormente a denominação de “Lago Verde”.

    CRÉDITOS: Sandra Brancher

    Localização de Lago Verde
  • Lagoa-da-Garibaldi

    Lagoa da Garibaldi

    A Lagoa da Garibaldi é um dos principais atrativos turísticos de Encantado. Com belezas surpreendentes, ela está localizada na Linha Garibaldi, a seis quilômetros do centro da cidade e todo o percurso até o local conta com acesso asfáltico. As suas belezas naturais são um convite à visitação para desfrutar bons momentos ao ar livre. O local dispõe de infraestrutura com churrasqueiras, banheiros, energia elétrica e água potável.

    Localização de Lagoa da Garibaldi
  • Putinga---LeitaoFest

    Leitãofest

    A gastronomia à base de carne suína também é evidenciada na cidade por meio da Leitãofest. O evento, que ocorre a cada dois anos, é realizado no mês de abril.

  • Nova-Brescia

    Monumento ao Churrasqueiro

    A obra foi construída para simbolizar a gratidão e o reconhecimento aos brescienses proprietários de churrascarias, restaurantes, lancherias e os envolvidos com o ramo gastronômico, que representam Nova Bréscia em todos os recantos do país.

    Localização de Monumento ao Churrasqueiro
  • MonumentoAnta

    Monumento da Anta

    Na cidade, o visitante também encontra outro atrativo que é destaque: o Monumento da Anta, construído na Praça Doutor Borges de Medeiros, é o símbolo do município.

    CRÉDITOS: Sandra Brancher

    Localização de Monumento da Anta
  • paradatoigo

    Parada Toigo

    No Distrito de Itapuca, a 17 quilômetros do centro de Anta Gorda, encontra-se a Parada Toigo. Construída a 300 metros de distância da famosa Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a casa de dois pisos recebe os turistas em um ambiente cercado pela natureza. No porão, foi estruturado um espaço para servir um café colonial, por encomenda, para até 46 pessoas. Na parte superior, uma tenda comercializa produtos coloniais como vinhos, erva-mate, nozes, mel, geleias, chimias, pães, bolos e até cosméticos. A Parada também funciona como um centro de informações.

    Localização de Parada Toigo
  • Parque-das-Araucarias

    Parque das Araucárias

    O Parque das Araucárias encanta pelo cenário verde, paisagem privilegiada de extraordinária beleza. A natureza preservada predomina em grande parte de sua área, as imponentes araucárias, aparando o sol e a neve gaúcha, elegantes.

    Pode-se  jogar futebol de areia, curtir a piscina e o lago com pedalinhos, desfrutar a área de camping com infraestrutura (sombra, água potável, churrasqueiras e mesas), ou os lanches no restaurante panorâmico e se hospedar nas cabanas.

    Localização de Parque das Araucárias
  • Parque-do-IBAMA

    Parque do Ibama – Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate

    Uma área de 24 hectares, constituída basicamente de mata nativa e localizada no perímetro urbano. Sua principal finalidade é a produção de mudas de árvores nativas e exóticas, bem como manter a área de preservação com manejo florestal. Ótimo local para passeios e atividades de recreação e lazer.

    CRÉDITO:  Flavia Tomasini e Ricardo Augusto Fornari

    Localização de Parque do Ibama – Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate
  • possebon

    Possebon Joias

    Para o turista que procura um trajeto voltado às compras, o destino é a Possebon Joias. Na empresa de joias, o visitante pode adquirir uma ampla linha de produtos, entre anéis, brincos,colares, pingentes e pulseiras.

    Localização de Possebon Joias
  • Praca-Italia

    Praça Itália

    Inaugurada no dia 26 de dezembro de 1988, a Praça Itália está localizada no centro da cidade de Ilópolis. Sua arborização e sua estrutura propiciam momentos de lazer, constituindo-se em um local aconchegante e belo, e um chafariz com espelho da água de 13,5m².

  • quintadovale

    Quinta do Vale Alimentos

    Em Doutor Ricardo encontra-se a Quinta do Vale Alimentos. A empresa é responsável pela fabricação de diversos produtos do gênero alimentício. No local, o visitante pode degustar queijos e seus derivados e acompanhar todo o processo de produção da Erva-Mate.

    Localização de Quinta do Vale Alimentos
  • Quiosque

    Quiosque da Praça Itália

    O Quiosque da Praça Itália é um importante ponto de apoio aos visitantes que chegam a Ilópolis. No Quiosque tem um espaço privilegiado para o Artesanato local, oferecendo aos visitantes e munícipes diferentes trabalhos de artesanato desenvolvidos pelos integrantes da Associação dos Artesões Despertar da Arte (ARTEI). No local também encontra-se o Centro de Informações Turísticas.

    Localização de Quiosque da Praça Itália
  • Capitel-Santo-Antonio

    Rota dos Capitéis

    Em Coqueiro Baixo, o turista comprova a devoção aos santos padroeiros, por meio dos diversos capitéis, tradição italiana preservada em todo município. A construção de alguns capitéis supera os 100 anos, muitos já foram restaurados e outros reconstruídos.
    A construção originou-se da forte devoção dos imigrantes, a grande maioria formada por católicos oriundos da Itália.

    Localização de Rota dos Capitéis
  • Santuario-SPaulo-Apostolo

    Santuário São Paulo Apóstolo

    Localizado em frente à Praça Itália, na área central da cidade, o Santuário São Paulo Apóstolo foi o primeiro dedicado a este Santo no mundo. O Santuário foi criado em 1º de janeiro de 2008 e decretado como sendo lugar privilegiado de Indulgência Plenária Permanente no dia 1º de janeiro de 2001.

    Localização de Santuário São Paulo Apóstolo
  • suino

    Suinofest

    Um Evento Completo

    Em Encantado, a culinária italiana também é um dos grandes atrativos, mostrada principalmente na Suinofest. O evento é um dos principais gastronômicos do Rio Grande do Sul, que promove o consumo da carne suína.  A Suinofest é realizada todos os anos no mês de junho.

  • Turismate

    Turismate

    A cidade também realiza a cada dois anos uma festa para celebrar a cultura da Erva-Mate, a Turismate. A Festa da Erva-Mate é realizada sempre no mês de novembro.

    CRÉDITOS: Lizeli Bergamaschi

A Erva-Mate extraída dos melhores ervais do Sul do Brasil é um produto economicamente importante para a região Alta do Vale do Taquari, dela é feito o tradicional chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A Erva-Mate inspirou a formação da Rota da Erva-Mate, que é constituída pela união de 10 municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

No percurso de aproximadamente 80 quilômetros, que inicia na ERS 129 em Encantado e segue pela rodovia ERS-332, o turista encontra um conjunto de atrativos turísticos acompanhado de belas paisagens naturais emolduradas entre vales e morros.

Tudo isto está aliado também à saborosa gastronomia italiana e à hospitalidade interiorana, característica de uma comunidade de colonização italiana, mas que também carrega fortemente a identidade do povo gaúcho. A região possui ainda como particularidades marcantes o artesanato, a arquitetura, os elementos religiosos, os eventos e as agroindústrias familiares, que processam os produtos coloniais típicos da culinária local, a presença de ervais e das indústrias ervateiras, que tornam a Rota da Erva-Mate um excelente produto turístico.

A primeira parada fica em Encantado, onde a culinária italiana é um dos grandes atrativos, mostrada principalmente na Suinofest, um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul, que promove anualmente o consumo da carne suína. Na cidade também estão a Igreja Matriz São Pedro, com o Memorial do Santo Sudário, e a Lagoa da Garibaldi, local que oferece infraestrutura para acampamento e natureza exuberante.

O trajeto segue pelos municípios de Doutor Ricardo, Anta Gorda e Relvado, onde as Grutas de Nossa Senhora de Lourdes são o destaque.

Em Doutor Ricardo, a Gruta é um local privilegiado e de rara beleza natural. A Festa de Nossa Senhora de Lourdes, no mês de fevereiro, e a encenação Auto de Natal, em dezembro, são importantes eventos realizados nesta cidade. Ainda no município, na Quinta do Vale Alimentos, empresa responsável pela fabricação de diversos produtos do gênero alimentício, o visitante pode degustar queijos e seus derivados e acompanhar todo o processo de produção da Erva-Mate.

Chegando ao município de Relvado, que é rico em belezas naturais, o turista também encontra a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Além dela, o visitante aproveita o passeio para conhecer a Igreja Santo Antônio e as casas típicas italianas, com seus lambrequins de madeira, que resistem ao tempo. Relvado também ganhou fama por causa do churrasco e, por isso, realiza um grande evento que destaca o prato típico gaúcho conhecido como o Festival do Churrasco.

Na cidade de Anta Gorda, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes está localizada a 17 quilômetros do centro da cidade e é conhecida como a maior caverna de basalto da América Latina em profundidade. O local oferece infraestrutura completa e está aberto à visitação em qualquer época do ano. A 300 metros da Gruta, o turista pode aproveitar a viagem e experimentar um gostoso Café Colonial ou adquirir Produtos Coloniais na Parada Toigo. Na cidade, o visitante também encontra outros atrativos que são destaque como o Monumento da Anta, construído na Praça Doutor Borges de Medeiros, e a Agroindústria Pitol, empresa de beneficiamento de nozes. Além disso, a cada dois anos, o município promove a Festleite, festa que celebra a produção de leite e de noz pecan.

O tour pela Rota da Erva-Mate segue e chega à cidade da Erva-Mate e da Ecologia, Ilópolis. A mata nativa com seus ervais, a gastronomia, os jogos, os serões, os filós e o patrimônio preservado, por meio da arquitetura italiana das casas construídas pelos imigrantes no início do século XX, fazem de Ilópolis uma cidade de cultura viva.

A produção de Erva-Mate está no sangue da maioria dos ilopolitanos. Desde a chegada dos primeiros imigrantes, os ervais tomaram conta das propriedades. Para o visitante que quer ver de perto o processo de fabricação da Erva-Mate, o destino é a ervateira Ximango.

No local é possível visualizar cada etapa da produção, desde a chegada da matéria-prima, a secagem nos fornos gigantes até o empacotamento. O chimarrão, bebida típica da região, acompanha o passeio.

A cidade também realiza a cada dois anos uma festa para celebrar a cultura da Erva-Mate, a Turismate. No município, o visitante conhece, no Parque do Ibama, o roteiro turístico-cultural da Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate, o qual evidencia réplicas de equipamentos, imóveis e instrumentos utilizados no processo de produção. O passeio também leva o turista até o quiosque da Praça Itália, onde são comercializados os diferenciados tipos de artesanato e encontra-se o Centro de Informações Turísticas. Para os visitantes apreciadores da natureza, a viagem continua pela Cascata da Baleia, onde o turista percorre uma trilha composta por uma escadaria natural de 225 degraus e segue até o Lago Verde, um dos mais belos cartões-postais da cidade. Ao final, momentos de religiosidade também estão presentes no trajeto, por meio da visita ao Santuário São Paulo Apóstolo, o primeiro dedicado ao Santo no mundo.

O próximo município é conhecido por ser a terra do meteorito. Em Putinga, a queda de um grande meteorito na metade do século passado tornou a cidade conhecida no mundo científico.

O pioneirismo na construção de usinas geradoras de energia na região dos vales também leva o visitante a conhecer os lagos ainda existentes e localizados nos caminhos turísticos do interior. No percurso encontram-se a Cascata e o Lago da Barragem Santa Lúcia.

Para o turista que procura um trajeto voltado às compras, o destino é a Possebon Joias. Na empresa de joias, o visitante pode adquirir uma ampla linha de produtos, entre anéis, brincos, colares, pingentes e pulseiras.

Na cultura da Erva-Mate, o atrativo é a ervateira Putinguense, que além de ser utilizada para o chimarrão tem destinado folhas secas para a produção de cosméticos da Linha Ekos, da Natura.

Na parte religiosa, o destaque é a pintura da abóboda central, que está localizada na Igreja Nossa Senhora da Purificação. A imagem conta com 320 personagens, que foram artisticamente retratados usando a face de bebês para eternizar a pintura dos anjos.

A gastronomia à base de carne suína também é evidenciada na cidade por meio da Leitãofest, evento que ocorre a cada dois anos.

Na cidade vizinha, Arvorezinha, o hábito de produzir a Erva-Mate e tomar o chimarrão também é uma herança deixada pelos antepassados aos moradores dessa terra. Chegando ao município, o visitante vai saborear o chimarrão com a Erva-Mate extraída dos melhores ervais do Rio Grande do Sul. Também nas diversas indústrias é possível acompanhar o processo de fabricação do produto.

Outro diferencial local é a industrialização de cosméticos naturais de Erva-Mate. A produção, chamada de Linha Akatu, é feita pela ervateira Valério e comercializada para todos os cantos do país.

Para festejar toda a produção da Erva-Mate, a cada dois anos Arvorezinha também promove a Festa Nacional da Erva-Mate (Femate).

Na cidade, o turista também encontra a Cerâmica e o Museu Fachinetto, os Doces e Conservas Carmen, processados de forma artesanal e elaborados com ingredientes selecionados. Já no Parque das Araucárias, o turista se encanta pelo cenário verde. Em dezembro, Arvorezinha acolhe os visitantes no Natal no Morro, o maior espetáculo de som, arte e emoção, que conta a história do nascimento de Jesus com o maior presépio de obras de arte do Rio Grande do Sul. Tudo isso ocorre na Igreja Matriz São João Batista.

A próxima parada da Rota é na pequena Itapuca. O município, com a tranquila vida de cidadezinha do interior, evidencia-se pelo conjunto harmônico de belas paisagens naturais. No município, a religiosidade é o ponto alto. O destaque é o interior da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, padroeiro de Itapuca. No mês de setembro, a cidade o celebra, com a tradicional festa de São Miguel.

Saindo de Itapuca, o turista segue até a Capital Brasileira da Mentira. O município de Nova Bréscia é assim chamado por realizar o Festival Nacional da Mentira. A cidade também é reconhecida por ser o berço dos churrasqueiros. Prova disso é o Monumento ao Churrasqueiro, construído para simbolizar a gratidão e o reconhecimento aos brescienses proprietários de esta-belecimentos do ramo gastronômico, que representam Nova Bréscia em todos os recantos do país.

Na cidade, outra beleza que pode ser apreciada pelo visitante é a igreja toda construída em pedra. A Igreja São João Batista é feita de basalto e a torre, que abriga os sinos, mede 47 metros de altura e é uma das poucas construídas separadamente do prédio do templo.

Seguindo até o último destino da Rota, Coqueiro Baixo, o turista comprova a devoção aos santos padroeiros, por meio dos diversos capitéis, tradição italiana preservada em todo município. A construção de alguns capitéis supera os 100 anos, muitos já foram restaurados e outros reconstruídos. A cidade também festeja a colonização italiana, por meio do Festival da Canção Italiana, que ocorre anualmente no mês de janeiro.

Venha vivenciar a cultura da Erva-Mate e as tradições deste povo hospitaleiro que também carrega a identidade do gaúcho!