Caminho dos Moinhos

  • museu-do-pao

    Complexo Arquitetônico Museu do Pão

    O Complexo Arquitetônico Museu do Pão é formado pelo Museu do Pão, pela Escola de Panificação, pelo Moinho Colognese e pela Bodega. O Complexo está localizado no centro da cidade de Ilópolis. O Moinho Colognese, patrimônio que alavancou a construção do Complexo, foi construído em 1917 e encontra-se restaurado e em funcionamento.

    CRÉDITOS: Nelson Kon

    Localização de Complexo Arquitetônico Museu do Pão
  • Arvorezinha-Moinho-Fachinetto

    Moinho Fachinetto

    O Moinho Fachinetto é o destaque da Rota na cidade de Arvorezinha. No local, o turista conhece um Moinho com sua edificação e engrenagens recuperadas, que produz a farinha “Vó Gentília”. Ainda junto ao Moinho Fachinetto, o visitante percorre o centro cultural criado com o intuito de preservar a memória do local e incrementar o desenvolvimento da região.

Venha conhecer um retrato da colonização italiana no Alto do Vale do Taquari!

Localizada na região Alta do Vale do Taquari, a Rota Caminho dos Moinhos contempla os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga.

O passeio mostra ao turista admiráveis registros da imigração italiana, do começo do século passado, por meio de habilidosas construções de madeira.

Para as famílias colonizadoras, estes Moinhos significavam a conquista de uma vida autossustentável, com o pão e a massa como base culinária e econômica.

Novamente integrados ao dia-a-dia das comunida-des, os Moinhos são raridades em processo de extinção. Obras que na região Alta do Vale, resistindo ao tempo, integram um dos maiores conjuntos arquitetônicos existentes no Sul do Brasil.

A Rota Turística é integrada pelo Moinho Colognese, em Ilópolis; os Moinhos Vicenzi e Dallé, em Anta Gorda; o Moinho Marca, em Putinga; e os Moinhos Fachinetto e Castaman, em Arvorezinha.

No município de Ilópolis, o visitante encontra junto ao Moinho Colognese, construído em 1917, o Complexo Arquitetônico Museu do Pão. O conjunto conta, juntamente com o Moinho, com o Museu do Pão, a Escola de Panificação e a Bodega.

A obra, de magnitude arquitetônica e cultural, está localizada no centro da cidade e encontra-se restaurada e em funcionamento. No local, o visitante conhece a história do pão, por meio de uma linha do tempo que mostra equipamentos utilizados desde o plantio de grãos até a elaboração do alimento. Na Oficina de Panificação são ministrados cursos por pessoas especializadas na área de farináceos. Na Bodega, os atrativos são a degustação das iguarias feitas na oficina e, no Moinho Colognese, é possível acompanhar o processo de transformação do grão em farinha, com equipamentos originais.

Em Arvorezinha, o atrativo da Rota é o Moinho Fachinetto. No local, o visitante conhece um Moinho com sua edificação e engrenagens recuperadas, que produz a farinha “Vó Gentília”. Ainda junto ao Moinho Fachinetto, o turista percorre o centro cultural criado com o intuito de preservar a memória do local e incrementar o desenvol-vimento da região.

A Rota Turística e Cultural dos Moinhos apresenta ao visitante uma região de belíssimas paisagens, vales, montanhas, rios, cachoeiras e lagos, densas matas de araucária, grutas, arquitetura rural dos imigrantes e um povo acolhedor.