06/12/2017

Vale do Taquari lança oficialmente o projeto “Caminhadas autoguiadas”

FOTO 1

Na noite de ontem (05) de dezembro, no Hotel Vallér em Lajeado, foi realizado o lançamento do projeto “Caminhadas autoguiadas no Vale do Taquari”. O evento contou com a presença da Emater/Rs Ascar, Agentes de viagens, Empreendedores, Gestores Públicos e Imprensa.

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), e Passeios na Colônia através de seus líderes Rafael Fontana e Alício de Assunção fizeram a apresentação do projeto. Fontana destaca o trabalho em conjunto entre a Amturvales, o poder público, e a iniciativa privada para a criação de projetos inovadores como este que estamos lançando nessa noite. “A partir da iniciativa do Alício, que coordena os Passeios na Colônia, queremos juntos transformar a região, no Vale das Caminhadas, pois temos aqui um excelente potencial turístico no cenário do turismo rural. A região é composta por exuberante natureza, lindas paisagens, a fauna, a flora, montanhas, lagos, rios, cachoeiras, cascatas e farta gastronomia”.

Serão confeccionados material de apoio através da folheteria individual com mapa e informações dos atrativos que fazem parte do trajeto, bem como placas de sinalização para orientação. Cada caminhante que realizar a caminhada receberá uma caderneta do Caminhos autoguiados do Vale do Taquari, que será carimbada em cada trajeto. Serão disponibilizados cerca de 500km para caminhadas pelo Vale do Taquari.

Para receber a implantação do projeto o município deverá estar associado a AMTURVALES, que iniciará no mês de dezembro de 2017 à dezembro de 2019. A coordenação será de Alício de Assunção e a execução em conjunto com a equipe técnica da AMTURVALES, Passeios na Colônia, Municípios e EMATER/RS-ASCAR.
O primeiro passeio autoguiado será colocado em prática no dia 17 de dezembro, em Tamanduá, interior de Marques de Souza. O trajeto de 13,2 quilômetros, permite que os caminhantes percorram o trajeto pela rua principal da localidade, entre às 7h e 18h, sem o auxílio de condutores, se orientando apenas por placas indicativas, localizadas às margens da estrada geral.

Além do exercício para o corpo e a mente, o caminho permite que os participantes possam contemplar belas paisagens naturais, matas nativas, arroios, igrejas históricas, ferrarias, residências antigas, agroindústrias, armazéns e contatar com um povo acolhedor e simples. Um roteiro que te faz voltar no tempo.

Para saber mais
Realizado desde 2011 no Vale do Taquari, conforme o idealizador do programa, Alício de Assunção, a ideia é expandir o número de trajetos disponíveis para visitação na região, com a colocação de placas indicativas, sem a necessidade de um guia.

Nos seis anos do projeto, já foram realizadas 96 caminhadas em 32 municípios do Vale do Taquari, com a adesão de aproximadamente 12,5 mil pessoas de todo o Rio Grande do Sul.

Texto e fotos: Lizeli Bergamaschi/Turismóloga da AMTURVALES

FOTO