11/09/2018

Rota do Pão e Vinho recebe caminhantes

Grupo apoia a conservação do prédio do antigo Moinho Tombini, em Encantado (Fotos: Alício de Assunção)

O feriadão da Independência foi de muita caminhada para 25 pessoas de diversas cidades do Estado. Foram 70 quilômetros percorridos entre a sexta-feira (7) e domingo (9), passando pelas cidades de Ilópolis, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Roca Sales, Muçum e Santa Tereza.

A primeira edição da Caminhada do Pão e Vinho, iniciativa do projeto Passeios na Colônia em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Associação dos Caminhos dos Moinhos e coordenado pelos municípios percorridos que busca a pavimentação asfáltica entre os Vales do Taquari e dos Vinhedos, tem por objetivo valorizar o turismo regional e mostrar a importância da obra para o desenvolvimento do setor.

Na saída, durante o café da colônia no Museu do Pão, o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi destacou que o município apoia iniciativas como esta e que a caminhada seria uma oportunidade de mostrar as belezas naturais e cultura das comunidades visitadas, além de demonstrar para os governos estadual e federal sobre a importância da pavimentação do trajeto, opinião compartilhada também durante o percurso pelos chefes do executivo de Anta Gorda, Celso Casagrande, pelo vice-prefeito de Encantado, Enoir Agostinho Cardoso e pelo chefe de gabinete de Santa Tereza, Cassiano Bochi.

Após setenta quilômetros percorridos caminhantes chegam a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Tereza

De acordo com o coordenador do Passeios da Colônia, Alício de Assunção, no encerramento, que aconteceu na cidade de Santa Tereza, na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, houve um retorno positivo por parte dos participantes. “Apesar das bolhas nos pés e cansaço físico, vieram as manifestações de gratidão pela meta cumprida. Com certeza a caminhada se alia a reivindicação da pavimentação da Rota do Pão e Vinho”, relatou.

Texto: Assessoria de Imprensa Amturvales, com informações do Passeios da Colônia