07/06/2018

Moradores do Centro apresentam “A Casa da Nona” neste domingo

Moradores intensificam os ensaios nos últimos dias (Foto: Vanessa Paliosa)

Moradores intensificam os ensaios nos últimos dias (Foto: Vanessa Paliosa)

Uma comédia romântica. Este é o gênero da peça “A Casa da Nona”, que será apresentado neste domingo, dia 10 de junho, a partir das 19h30min, no Salão Paroquial de Encantado.

O Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado chega a sua quarta apresentação. Desta vez, 20 moradores do bairro Centro sobem ao palco e prometem muitas risadas e surpresas ao público. “São 20 pessoas que acreditam no projeto e que estão se dedicando muito para que seja uma noite especial”, relata Thais Agostini, integrante do grupo.

De acordo com ela, o projeto é fundamental para cada participante. Faz com que eles se sintam valorizados e despertem o artista dentro de si. “Significa sair da sua zona de conforto e subir ao palco para fazer algo que nunca foi feito antes, a maioria nunca apresentou nada quem dirá uma peça teatral. O Encantarte nos mostrou que sim, todos podemos fazer algo diferente todos os dias. Apesar do cansaço de um dia de trabalho, nossos encontros nos finais de semana sempre nos renovam, fazem com que esqueçamos os problemas e apenas vivenciemos aquilo”, ressalta.

Conforme Thais, tudo está sendo organizado desde o mês de março, quando ocorreu o primeiro encontro. Para o cenário e figurino do espetáculo a comunidade contou com a colaboração de outros bairros, por terem mais opções. “Estamos correndo contra o tempo. No último mês nos comprometemos a ensaiar no mínimo duas vezes por semana, mas agora, na reta final, estamos nos reunindo quase todos os dias, pelo menos uma hora e meia, para que o texto esteja na ponta da língua”, conta.

O roteiro, de autoria de Ivete Magagnin, “relata a vida, o círculo familiar de Edite, uma viúva de 70 anos, mas com uma mente de uma jovem de 20. Ela gosta de sair, se divertir, mas o principal, adora estar junto com sua família. No entanto, como sempre há surpresas que só quem irá assistir ao espetáculo descobrirá, reforço que vale a pena sair do conforto de sua casa e vir dar boas risadas com os artistas locais e que subirão ao palco pela primeira vez”, destaca Thais.

Ainda segundo ela, o grupo também encontrou algumas dificuldades, como a diversidade de idade, de inserir num teatro uma criança de 6 anos e um senhor de 65. “Não é fácil, mas nossa equipe é forte e foi só alegria, a cada ensaio, a cada encontro são muitas risadas e nos tornamos muito amigos, com certeza vamos nos reunir após o espetáculo para dar risada de todas essas dificuldades que encontramos no caminho”, revela.

Thais ainda destaca que a expectativa da comunidade São Pedro é imensa, ao mesmo tempo que se sentem privilegiados por terem alcançado pessoas incríveis para fazer parte desta iniciativa. “A cada domingo que passa estamos mais ansiosos para ver se teremos público, se conseguiremos passar a nossa mensagem. Estamos nervosos, mas felizes por ter chegado até aqui com êxito. Mostraremos toda nossa dedicação e, com certeza, quem nos prestigiará sentirá toda emoção que ali foi depositada”.

O projeto cultural Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado, conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Última apresentação

No dia 17 de junho, o bairro Jacarezinho encerra o projeto com o espetáculo Técnicas de Empreendedorismo Rural. O evento acontece às 19h30min, no salão da comunidade.

Texto: Assessoria de Imprensa Encantarte