03/10/2017

Desafios do setor alimentício são debatidos na abertura da Semana Municipal do Empreendedorismo

20171002_152439Iniciou na tarde da segunda-feira (02), a 5ª edição da Semana Municipal do Empreendedorismo. Em torno de 50 pessoas participaram da atividade de abertura, que abordou os desafios e as tendências do setor alimentício. A atividade foi organizada pela Amturvales.

Na primeiro momento da tarde, a secretária do turismo de Guaporé, Cristiane Viel, falou sobre “como satisfazer e encantar seus clientes em hotelaria, bares, restaurantes e similares”. Cristiane destacou a importância do setor alimentício e as tendências. Segundo ela, é necessário que os empresários se preocupem com a segurança alimentar; conheçam o público que frequenta o estabelecimento (faixa etária, classe social, profissional, hábitos) e a partir disso, desenvolvam alternativas. Entre as necessidades que são importantes para um estabelecimento comercial, a palestrante citou o estacionamento; espaço para crianças; internet; acessibilidade e entrega à domicílio.

“Atualmente a informação chega mais rápido e principalmente a negativa, pois as pessoas estão cada vez mais conectadas. Aumentou a quantidade de pessoas que se alimentam fora de casa e elas querem ter experiências ricas, inesquecíveis e obter satisfação. Os clientes satisfeitos valorizam a empresa e indicam novos clientes, mas é preciso estar atento, pois 68% dos clientes são perdidos pelo mau atendimento. O publico está cada vez mais exigente e com mais acesso a informação”, conclui Cristiane. A tarde ainda continuou com um talk show comandado pelo Sebrae. Na oportunidade houve a apresentação do projeto Erva –Mate uma cultura aberta, que é coordenado pela empresária e vice-diretora de Agronegócio da Aci-e, Tatiana Conceição Sangalli e a apresentação do case “Restaurante Via Gastronômica” pela empresária, Juliana Schuch.

Tatiana contou como foi a implantação do programa que aborda o uso da erva-mate do plantio até a mesa do consumidor. O projeto procura instigar a fabricação de novos produtos e enaltecer a importância e a saudabilidade de alimentos contendo erva-mate. A erva-mate possui grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Promove a redução do risco de doenças cardiovasculares, de câncer e ainda contribui com a melhoria da saúde, pois a erva-mate tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. “Tudo isso é uma caminhada extremamente gratificante. A nossa meta é colocar uma farinha cada vez mais saudável para os consumidores e estimular a criação de novos produtos”.

Juliana Schuch há 16 anos é proprietária do Restaurante Via Gastronômica, em Santa Maria. Ela começou servindo 20 almoços e hoje serve em torno de 1500 refeições durante a semana e 2000 no final de semana. Em sua fala destacou os investimentos realizados e a importância do uso da tecnologia para melhorar a qualidade do serviço. “Independente do tamanho, tem que investir no cliente para atingir as suas expectativas. Além disso, é importante trabalhar com qualidade e não pensar somente no retorno financeiro”.

No turismo a boa gastronomia é fundamental para atrair e manter os visitantes. Conforme o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, o turismo não acontece de uma hora para a outra, por isso a troca de experiências é fundamental. “Nós já fazemos parte do circuito de turismo do Rio Grande do Sul. Por isso é importante evoluir com dedicação, esforço e visão de futuro. Esses eventos são muito importantes, pois proporcionam a troca de experiências e auxiliam neste crescimento”.

As palestras foram aprovadas pela senhora Gabriela Agostini, que é proprietária de uma lancheria em Encantado. “Foi excelente, pois falaram sobre assuntos práticos do dia a dia. As dicas sobre inovação e a importância em ouvir os clientes vão me auxiliar na minha atividade”.

A Semana Municipal do Empreendedorismo segue até no dia 06. A programação completa está no site www.empreendedorismoencantado.com.br. O evento tem o patrocínio de Baldo S.A e Lojas Benoit. É realizada pela LUMECEP, APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, UERGS, FATERCO, Amturvales, CDL –Encantado, ACI-E, Administração Municipal de Encantado, Região dos Vales Comunicação Digital, Lume Eventos e Sebrae.

Texto: Ascom Semana Municipal do Empreendedorismo