30/09/2019

Caminho Autoguiado de Lajeado reúne mais de cem pessoas

Cidade foi a 19ª a receber o projeto, que contemplou belezas da zona urbana e rural do município

O Caminho Autoguiado vem atraindo pessoas em todas as cidades da região. Em Lajeado não foi diferente. No último domingo (dia 29/09), foi inaugurado o Caminho Autoguiado de Lajeado, que integra o projeto da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em parceria com o Passeios na Colônia. O município foi o 19ª a receber o projeto. Um total de 101 caminhantes, de diversas regiões do Estado, participaram da atividade.
Percorrer os caminhos de Lajeado possibilitou um novo olhar para a cidade polo do Vale do Taquari. Os participantes conheceram ou revisitaram pontos como o paredão, belvederes, ciclovia, áreas rurais, num percurso de 15,9 quilômetros. Os caminhantes também puderam provar da gastronomia da cidade com um café da manhã e almoço servidos durante o percurso. “Foi um caminho muito especial, pois apresenta o urbano e o rural e possibilita que a cidade olhe de frente para o Rio Taquari, contemplando belezas naturais incríveis. Além disso, é um caminho muito bacana e acessível a todos, basta colocar o pé na estrada”, destacou o coordenador do projeto Passeios na Colônia e responsável pela implantação do Caminho Autoguiado, Alício de Assunção.
No Caminho Autoguiado, o trajeto é feito sem o acompanhamento de guias, os participantes apenas seguem mapas e placas de orientação. Além do exercício para o corpo e a mente, as caminhadas permitem contemplação de paisagens naturais e edificações das cidades. Em Lajeado, a atividade teve apoio da Prefeitura, Sicredi, Univates, Emater/Ascar e Conselho Municipal de Turismo de Lajeado (Comtur).
O próximo Caminho Autoguiado a ser inagurado será o de Nova Bréscia, no dia 27 de outubro.