30/08/2018

Caminho autoguiado chega a Cidade da Amizade

‘Caminhos de Roca Sales’ tem um trajeto de 18,3 quilômetros (Fotos: Alício de Assunção)

Proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientando-se apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes. Com esse objetivo o projeto Caminhos Autoguiados Vale do Taquari chega a Cidade da Amizade.

Num trajeto de 18,3 quilômetros o “Caminhos de Roca Sales” receberá visitantes, autoridades e parceiros para inauguração neste domingo (2). Belas paisagens naturais, matas nativas, ferrovia, viadutos, capitéis, igrejas históricas, casarões antigos além de um povo simples e acolhedor esperam pelos caminhantes.

A programação inicia as 8h com a inauguração seguida de caminhada, na Pracinha da rua Santos Pinto, no centro. As 8h30min haverá parada para o café, na comunidade Marechal Deodoro, em Constância. O retorno está previsto para às 13h, com almoço, no Botecos Club, na rua Rio Branco, centro. Às 14h30min, acontece o Show de Bandas, na Praça Júlio Lengler. Os horários poderão sofrer alterações conforme o andamento das atividades.

A caminhada é totalmente gratuita e as refeições são por adesão do participante e deve ser feita através de reserva pelos telefones (51) 3753.2464 ou (51) 99718.0867, com Marlisa.

O Passeios na Colônia estará oferecendo o serviço de transporte, com saída de Lajeado, às 7h, além de café e almoço, carro de apoio e socorrista. Valores e reservas através do telefone (51) 99583.2672 ou e-mail valenews@certelnet.com.br, com Alício.

Capitéis e igrejas poderão ser contempladas durante a caminhada

A iniciativa é da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios da Colônia, Administração Municipal, Sicredi Região dos Vales, CIC Roca Sales e Emater RS/Ascar.

Serão implantados mais de 500 quilômetros de caminhada, beneficiando os 39 municípios do Vale. Marques de Souza, Itapuca, Sério, Paverama, Travesseiro, Colinas e Coqueiro Baixo já somam 113,2 quilômetros de trajeto. Todas as informações podem ser conferidas no site da entidade, em amturvales.com.br, na aba Rotas e Roteiros, Caminhos Autoguiados.