Ações

2011

 RELATÓRIO DA AMTURVALES – ANO 2011 (Clique para visualizar)

No dia 28/12/2011, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) apresentou seu relatório oficial das ações realizadas durante este ano. Tendo por local o Parque Histórico, em Lajeado, a reunião contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas entre autoridades regionais, integrantes e associados da entidade.

Para iniciar, o presidente Vanildo Roman salientou a necessidade da transparência por parte da associação. “É importante mostrarmos para todos vocês o que foi realizado em cada município e região e o que devemos aprimorar para o próximo ano. Só conseguimos estes dados com a união de todos e a crença no turismo”.

Após a explanação, as turismólogas Samanta Regina Chiesa e Lizeli Bergamaschi iniciaram a apresentação das atividades de cada mês, como visitas técnicas, participação em eventos desde locais até internacionais, seminários, encontros e palestras, busca por novos parceiros, apoio à formatação de novas rotas e roteiros, realização de cursos relacionados ao turismo, materiais promocionais de divulgação e demais ações.

Além disso, as profissionais informaram também o número de pessoas que visitou, até o dia 23, as rotas e roteios do Vale do Taquari. Foram 69.967 turistas que passaram pelo Caminho dos Moinhos (Museu do Pão), Centro de Informações Turísticas de Ilópolis, Casa do Museu, Centro de Informações Turísticas (CENITUR), Parque Histórico, Tour Lajeado, Rota Germânica, Roteiro Turístico Delícias da Colônia, Roteiro Taquari Açoriana, Rota da Erva-Mate e Roteiro Encantado.

Samanta e Lizeli apresentaram também as propostas da região que foram incluídas no documento que servirá como base no Plano Diretor do Turismo no RS: qualificar a infraestrutura nas áreas turísticas; qualificar oferta, serviços e equipamentos para melhor atender à demada; criar Plano de Marketing; desenvolver sistema de gestão turística em todos os municípios mobilizados para o turismo no estado; desenvolver um sistema de cooperação regional; desenvolver um sistema de monitoramento nos âmbitos municipais e microrregionais; fomentar o empreendedorismo; promover e fortalecer a produção associada ao turismo e realizar campanhas de sensibilização ambiental.

Sobre a qualificação de Recursos Humanos para o Turismo, referente a Consulta Popular de 2010 no valor de R$ 130 mil, as turismólogas divulgaram os nomes dos cursos que serão oferecidos no próximo ano: Sensibilização ao turismo; Gestão de empreendimentos turísticos; Dicção, Oratória e Desinibição; Gestão Pública do Turismo; Turismo Rural; Curso Cerimonial e Protocolo; Curso de Boas Práticas e ambientação nos Serviços de Alimentação e Atendimento ao Turista.

Para finalizar a noite, os presentes puderam degustar um Café Colonial.

Texto: Assessoria de Imprensa da Amturvales

2010

RELATÓRIO DA AMTURVALES – ANO 2010 (Clique para visualizar)

O setor de turismo no Vale do Taquari obteve significativo crescimento em 2010, conforme relatório das Ações sesenvolvidas pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

2009

RELATÓRIO DA AMTURVALES – ANO 2009 (Clique para visualizar)

O setor de turismo no Vale do Taquari obteve significativo crescimento em 2009, conforme relatório da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

O documento destaca que a região recebeu 36.785 mil turistas no ano passado, que visitaram os roteiros turísticos. A Rota Germânica, que abrange os municípios de Teutônia, Colinas e Imigrante, foi visitada por 5 mil pessoas. O Caminho dos Moinhos, com o Museu do Pão de Ilópolis, recebeu 2 mil.

Já o roteiro Delícias da Colônia, nos municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, teve uma média de 15 mil visitantes. Foi destacado ainda que pelo Centro de Informações Turísticas, no Unicshopping, passaram 2 mil pessoas.

O presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpelon, enfatizou o trabalho das turismólogas da Amturvales Samanta Regina Chiesa e Lizeli Bergamaschi na formatação de novos roteiros turísticos. Foram realizadas visitas técnicas para levantamento de dados nas cidades.

Ele destacou ainda a estruturação da Rota da Erva-Mate, que envolve os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. Para 2010, Zarpelon ressalta a implantação do passeio de trem na Ferrovia do Trigo, a duplicação da BR 386 e formatação de novos roteiros.

Fonte: Jornal Correio do Povo